Notícias

Empreendedores contam como tornaram sonhos e propósito de vida em negócio

Reunimos histórias de pessoas que transformaram propósito de vida em empresas rentáveis

Reunimos histórias de pessoas que transformaram propósito de vida em empresas rentáveis. No Brasil, um estudo do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no país. Entre os novos empreendedores brasileiros, 61,8% disseram que abriram o próprio negócio por ter identificado uma oportunidade de mercado. Outros transformaram sonhos em negócios inovando os segmentos em que atuam.

Felipe Passos e Alessandro Ribeiro, fundadores da Forte Florestal

A empresa surgiu do encontro entre o economista, Felipe Passos e do engenheiro florestal, Alessandro Ribeiro. Ambos sempre gostaram muito de natureza e também sempre tiveram o desejo de empreender. E foi dessa união que nasceu a Forte Florestal, uma empresa especializada na produção e gestão de madeiras para serraria como Mogno Africano, Teca e Jequitibá Rosa. “Eu sempre fui um grande admirador de móveis de madeira, olhar a natureza e saber o que pode ser criado é encantador”, conta Passos que deixou um emprego de mais de uma década em banco para ir atrás do seu sonho. Já Ribeiro, cresceu em fazendas e não se via fazendo outra coisa fora desse universo “Buscava uma oportunidade para implantar meu sonho de produzir um polo de madeira para serraria”, explica. Fundada em 2012, a Forte Florestal já conta com mais de 40 investidores com um só propósito: ter um investimento de longo prazo atrelado ao bem, a preservação da natureza e ao desenvolvimento econômico das regiões em que atuam. “Mais do que o retorno financeiro, nós buscamos atender a um propósito de vida dessas pessoas, que deixarão um legado para as futuras gerações beneficiando a natureza por meio da preservação das matas nativas no projeto”, diz Passos.

Tarcisio Maia, Felipe Pugliese e João Brandão – fundadores do Amani Restaurante

A frente do Amani Restaurante, os sócios e amigos Tarcísio Maia, Felipe Pugliesi e João Brandão atuam na casa especializada na culinária árabe, fundada em 2016, e que oferece receitas saborosas em um ambiente sofisticado, com mesas e sofás distribuídos em quase 800 metros quadrados, e uma vista privilegiada. Futebol e gastronomia é a paixão de muitos brasileiros, e os amigos não fogem a regra. Sendo assim, uniram esses dois amores em um só! Além de abrirem o próprio negócio, sonho em comum desde que eram crianças.

Localizado na área dos camarotes do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, do São Paulo Futebol Clube, na capital paulista, o restaurante oferece uma experiência sensorial completa, já que os clientes têm a oportunidade de se deliciarem com o menu e, ao mesmo tempo, terem uma vista panorâmica do campo de futebol do Morumbi, um icônico estabelecimento da cidade, palco de partidas históricas e shows de celebridades, como das bandas Queen, Kiss e U2, Clara Nunes e da lenda do pop, Michael Jackson.

Em dias sem jogos, os camarotes e o restaurante ficam abertos ao público, e não precisa ser associado para entrar no restaurante, que conta com estacionamento gratuito. Nos dias de jogos, o Amani Restaurante se transforma em um camarote, com pacotes fechados que inclui o ingresso, comida e bebidas. “Sempre atuei na área esportiva e gerir um restaurante dentro de um estádio é algo surreal”, explica Maia.

Bárbara Mattivy, criadora da Insecta Shoes, do lixo ao luxo

Apostando no conceito ecológico e promovendo o consumo consciente, a Insecta Shoes se destaca desde 2014 ao produzir sapatos 100% veganos, por meio da reutilização de roupas garimpadas em brechós, ou tecido ecológico à base de garrafa pet reciclada. Tendo como uma das idealizadoras a empreendedora Barbara Mattivy, que era proprietária de um brechó em Porto Alegre, a marca surgiu com a proposta de transformar os tecidos das roupas garimpadas em sapatos ecológicos, aproveitando também o excedente da indústria de borracha para a elaboração dos solados e trazendo o conceito vegano para todos os produtos. Além da preocupação ambiental, a empresa também leva em consideração o bem-estar do público-alvo da marca. Diante disso, os produtos têm palmilha feita em formato de colmeia, que garante conforto extra, revestida em tecido sintético. O calcanhar também recebe mais espuma, e a sola é de borracha reciclada, super maleável e molinha, o que nos permite até dobrar o sapato ao meio. Além disso, são feitos em um ateliê localizado em Novo Hamburgo (RS), produzidos em quantidade limitada, com estampas exclusivas”, explica a sócia fundadora, Barbara Mattivy.

Tânia Zambon, a coach número 1 de equipes no Brasil e referência na área de estratégia de negócios e gestão empresarial

Tânia trabalhou com reabilitação em UTIs por 20 anos. Lidava com a morte diariamente, e frequentemente ouvia histórias de pacientes arrependidos por não terem levado a vida que queriam. Para lidar melhor com esses momentos difíceis, se especializou em Neurociência e Psicologia. Mas não se sentia feliz. Estudou negócios e coaching fora do país, com nomes como Joseph O’connor e Tony Robbins. “Fiquei três anos investindo tudo que eu ganhava em estudos. E o que aprendia lá fora, ensinava aqui.” Com a agenda enchendo, Tânia fundou o Instituto que leva seu nome, para promover os cursos e treinamentos na área de desenvolvimento pessoal e profissional. A grande virada na carreira, aponta, foi em 2015: ela foi convidada a dar treinamento em equipe no Projac, onde ficam os Estúdios Globo, em Jacarepaguá, Zona Oeste no Rio. E decidiu trocar o frio do Sul pelas praias cariocas. “As pessoas começaram a me olhar com respeito”. Atualmente a especialista em estratégia empresarial que já levou mais de 300 empresários brasileiros para descobrir o segredo do sucesso de gigantes como Google, Apple, Facebook e Amazon no Vale do Silício. “Lá fazemos planejamento estratégico – um exercício que apenas 6% das empresas brasileiras praticam –; planejamento financeiro e plano de marketing. Tudo de forma exponencial. Acabou a época do amadorismo, os empreendedores precisam buscar conhecimento não só na academia, mas, também, junto aos melhores especialistas”. Ela ainda defende que ser empreender é fácil, o problema é alcançar um crescimento sustentável em tempos de economia instável, que será um dos temas do Celebration Power Life 2019, maior evento de transformação de equipes da América Latina que acontece em outubro em Gramado, no Rio Grande do Sul, liderado por ela.

Giuliano Pilagallo, empresário e criador do Smart Moov

Desde criança o executivo é um aficionado por descobrir como as coisas funcionam. Ex-piloto de kart, sempre teve uma queda por automóveis. Com os passar dos anos se tornou empreendedor e abriu um restaurante na Ópera de Arame, em Curitiba, sua terra natal. Ele viu que a distância de 800 metros que separava a entrada de um dos principais pontos turísticos da cidade do seu estabelecimento, o impedia de atender esse grande público. Depois de pensar, planejar, rabiscar daqui e dali, nasceu o Smart Moov, único veículo de energia autônoma do mercado brasileiro capaz de gerar, acumular e distribuir energia durante 8 horas sem interrupções. Trata-se de um carro elétrico movido a baterias ou placas solares, com controle de comando. Menor do que um foodtruck, o SmartMoov pode circular em ambientes abertos e fechados, além de rodar na rua ou calçada sem restrições. Por ser 100% elétrico, é um veículo sustentável e seu funcionamento ocorre através de energia limpa e renovável, não poluindo o meio ambiente. Seu design foi inspirado nos mais modernos carros de formula Indy no mundo, o que o torna atrativo e um mini outdoor para o negócio. O espaço visual nas laterais do carro, além do frontlight e a iluminação led integrados ao veículo, oferecem uma melhor visualização e divulgação da marca. A ideia é que o formato possa funcionar como um quiosque em shoppings, em eventos, na rua ou em outros locais de grande fluxo de pessoas. “Unir a paixão por carros a uma inovação nos negócios era um sonho”, conta Pilagallo.